-
Arquitetos: 24 7 Arquitetura
- Área: 292 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Adriano Pacelli
-
Fabricantes: Eletroperez, Estância Pedras, Líder, MAV do Brasil, Nacional Telhas, REFAX, Rewood, estudiobola
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto residencial unifamiliar foi idealizado por encomenda da Anima Incorporações, uma empresa recém-chegada no mercado, que tem como premissa o desenvolvimento de projetos sustentáveis e inovadores. A casa é um “modelo” feito para exemplificar os fundamentos desta incorporadora e promovê-la no mercado. Por não possuir um cliente específico, elaborou-se um projeto usual e funcional, desprovido de características muito específicas e personalizadas, a fim de que se enquadrasse como projeto ideal para praticamente qualquer família de 4 a 5 pessoas.
A casa é composta por garagem coberta para 2 carros, sala de estar com pé direito mais elevado, sala de jantar, cozinha, lavanderia, lavabo e espaço de churrasqueira no nível térreo. Já no pavimento superior, a casa é constituída por 1 suíte e mais 2 dormitórios com um banheiro compartilhado e um escritório.
Implantada no sentido do maior comprimento do lote, como um retângulo mais estreito em relação à largura do lote, a casa se abre para o sol da manhã e traz ao projeto uma relação lateral interessante, onde o recuo obrigatório se junta aos espaços de jardim e piscina da casa. Tal implantação nos parece muito interessante, já que a todo momento os moradores tendem a se sentirem convidados a explorar o espaço externo da casa e seus jardins, fortalecendo a ideia de uma arquitetura contínua e fluida.
A escolha da madeira engenheirada como sistema construtivo do projeto foi fundamental para o aumento do nível de sustentabilidade da obra. O projeto foi todo pensado para ter como resultado uma obra seca, limpa e muito racional, se assemelhando a um processo de montagem e não de construção, garantido através da característica industrializada e pré-fabricada da arquitetura em madeira.
A Casa Anima possui todo seu sistema construtivo centrado na madeira engenheirada, desde a estrutura executada em Madeira Laminada Colada (MLC), até os fechamentos, todos em woodframe. A lógica do uso da madeira laminada colada permitiu uma execução incrivelmente rápida, precisa e eficiente, com mínimo desperdício e geração de resíduos praticamente nula.
O projeto possui reaproveitamento de água da chuva para régua de jardins, aquecimento solar da água e, através dos painéis fotovoltaicos, produz a energia solar necessária para o seu pleno funcionamento. Através de uma simulação termoenergética, foi possível a tomada de algumas decisões importantes com intuito de ajustar as porcentagens de abertura de vidro, a composição da materialidade das envoltórias, a importância do correto uso das telas solares internas, trazendo como resultado uma casa com o menor consumo de energia elétrica possível.